Central de Atendimento
11 5049 0547

Tratamento de Fobias

O tratamento de fobias é o mesmo para tratar de ansiedade e o melhor é ocorrer uma combinação de terapia medicamentosa (ansiolítica e antidepressiva) e psicoterapia em conjunto.

O tratamento de fobia ajudará a enfrentar e resolver os problemas, a reconhecer os padrões de comportamento repetitivo,  rever a sua história de vida com outra ótica, lidar melhor com as crises existenciais, melhora o autoconhecimento e o amadurecimento pessoal.



Fobia

Quando o medo é intenso e não se resolve ou diminui e começa a afetar a vida da criança, do adolescente e do adulto, fazendo que ele passe a evitar determinas situações atrapalhando o nosso dia a dia, se faz necessário procurar um tratamento.

Há três tipos de fobias, que são: fobias específicas, agorafobia e fobia social:

Fobia específica– é um medo acentuado, irracional e desproporcional na presença ou só de imaginar um objeto ou situação. Pode ser uma preocupação acerca de perder o controle, de desmaiar diante do objeto ou situação, de ver sangue, de tomar injeção, de altura, de ambientes fechados como elevador, túneis, de tempestades, de avião ou evitar situações que possam levar a asfixia, vômito, doenças.

 Fobia Social –ocorre quando a pessoa tem um medo acentuado e persistente de “sentir vergonha” dos outros, sente-se constrangido só de imaginar que os outros podem perceber que está ansioso. Esta fobia pode surgir diante de situações sociais como fazer refeições com pessoas estranhas, fazer uma palestra, participar de entrevistas, falar com figuras de autoridade, etc.

A fobia social desenvolve uma hipersensibilidade a critica e a avaliação negativa, sente-se rejeitado, tem baixa autoestima, sentimentos de inferioridade, poucos amigos e poucas chances de se casar.

Casos graves podem perder o emprego e não vão procurar outro por causa das entrevistas, pode estar associado à ideia suícida, ou a outros transtornos como: transtorno de humor, bulimia nervosa ou transtorno com relação à substância.

Agorafobia é um medo generalizado de lugares ou situações, onde possa ser difícil escapar ou encontrar ajuda. Por exemplo, estar sozinho fora de casa ou em casa, estar em meio à multidão desacompanhado. Geralmente são capazes de enfrentar a situação temida quando estão acompanhadas.

Tratamentos Relacionados