Central de Atendimento
11 5049 0547

Tratamento de Bulimia

Para o tratamento de bulimia, oferecemos a psicoterapia individual, familiar ou de casal. Recomendamos sempre um acompanhamento médico psiquiátrico e de nutricionista, para obtermos resultados mais eficientes.

A Bulimia Nervosa é um transtorno do comportamento alimentar que se caracteriza por um aumento excessivo do apetite associado a uma preocupação exagerada com o controle de peso corporal, chegando a adotar medidas extremas para suavizar os efeitos de engordar devido a grande ingestão de alimentos.

As pessoas com bulimia nervosa frequentemente apresentam também sintomas depressivos ou transtornos de humor e também pode haver transtornos de ansiedade.
 



Os critérios para o diagnóstico são: (DSM-IV).


1. Comportamentos inadequados e recorrentes com objetivo de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, jejuns ou exercícios excessivos.
2. As crises bulímicas ou comportamentos compensatórios ocorrem pelo menos duas vezes por semana, por três meses.
3. Ingestão de alimentos exagerada, em um período limitado de tempo, levando em consideração o que a maioria das pessoas consumiria neste mesmo período.
4. Um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio.
 

Tratamento de Bulimia

  • É menos frequente a hospitalização no caso da Bulimia Nervosa que na anorexia nervosa, isto ocorre quando há risco de suicídio ou diante de fracasso no tratamento ambulatorial.
  • O tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar composta por: psiquiatra, psicólogo, nutricionista e assistente social.
  • O paciente deve ser submetido à psicoterapia individual e familiar.
  • O uso de medicação é de grande importância no controle da compulsão alimentar.

Tratamentos Relacionados